tag:blogger.com,1999:blog-5270119894978000342024-02-08T05:43:38.420-08:00Educação e Internet"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." EsopoAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/13823753638855251263noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-527011989497800034.post-40463363261742453132013-05-18T11:11:00.000-07:002013-05-18T11:11:42.168-07:00<br />
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="color: #0b5394; font-size: large;"><b><u>Pensar e repensar a aprendizagem em plataformas digitais</u></b></span><i><o:p></o:p></i></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
Muito se tem dito e escrito sobre os novos
paradigmas da aprendizagem e muito mais recentemente sobre a aprendizagem em
plataformas digitais. </div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
Autores como Oliveira, Ivanova, Mota, Bouchard, Knowles entre outros, elaboraram e
elaboram, reflexões, estudos, teorias que nos fazer refletir e na maior partes
das vezes repensar o nosso ponto de vista no que concerne a esta temática.</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
O Mundo e que vivemos não é o mesmo, as mudanças não
são agora de década em década, mas quase que de dia a dia. Novas formas de
ensinar e de aprender são agora uma realidade. Mais importante, em minha
opinião, é o fato de <i>aprender</i> não é
agora só em determinada fase da nossa vida, mas sempre e ao longo dela. As
motivações podem ser varias, ou por gosto, ou por necessidade profissional,
etc, mas a realidade é que o conceito de Aprendizagem ao Longo da Vida veio
para ficar e evoluir. </div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
Mas como os adultos o vão fazer? Quando? Como? Onde?Recorrendo
a que meios? Sozinhos ou em grupo?</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
Como uma das possíveis respostas surge-nos assim o
e:learnig, as plataformas digitais de aprendizagem. Mas serão todos os adultos
capazes de aprender com sucesso, de forma mobilizada e consistente nesta nova
metodologia?</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
Conceitos como: </div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
PLE – personal learnig environment – Ambiente pessoal
de aprendizagem</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
PLN – Personal learnisg networK – Rede pessoal de
aprendizagem </div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
SDL – Self directed learning – Aprendizagem auto
dirigida</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
fazem
agora parte deste mundo da aprendizagem em plataformas digitais.</div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;">
<span style="line-height: 150%;">A tecnologia e os meios materiais são importantes,
mas também têm vindo a ser mais destacados os aspetos da componente humana:
promoção de autonomia e controlo, processos de aprendizagem individuais e
coletivos de aprendizagem em contextos e momentos diversificados, a </span><span style="line-height: 24px;">assincronia</span><span style="line-height: 150%;"> desta metodologia, trabalho
colaborativo, plasticidade das abordagens pedagógicas, fazem- nos pensar e
repensar a aprendizagem em plataformas digitais e se se adequam a todos.</span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;">
<span style="line-height: 150%;">Investigar e compreender os fatores que influenciam
atitudes, </span><span style="line-height: 24px;">intenções</span><span style="line-height: 150%;"> e comportamentos, características psicológicas e sociais
dos sujeitos parece-me o caminho para o contínuo sucesso destas aprendizagens
que e em minha opinião serão a resposta para muitos indivíduos que pretendem usufruir
de uma aprendizagem ativa, efetiva, adaptada a desafios e exigências das
sociedades </span><span style="line-height: 24px;">atuais</span><span style="line-height: 150%;"> e futuras, mas sem ser numa carteira, numa sala de aula
convencional.</span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;">
<span style="line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;">
<span style="line-height: 24px;">Comentário ao Capitulo VI - Personal learning environments: um pretexto para (re)pensar a aprendizagem em plataformas digitais do livro:</span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;">
<span style="line-height: 24px;">- </span><span style="background-color: white; font-family: 'trebuchet ms', arial, verdana, helvetica, sans-serif;"><span style="font-size: x-small;">Monteiro, A.;Moreira, A.J.Almeida, A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal</span></span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/13823753638855251263noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-527011989497800034.post-88918636177976601362013-05-09T14:31:00.005-07:002013-05-18T11:15:39.182-07:00<h3>
Quebrando Paradigmas na Educação</h3>
<h3>
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=mAoTdnL9Ifw" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=mAoTdnL9Ifw</a></h3>
<br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.youtube.com/embed/mAoTdnL9Ifw?feature=player_embedded' frameborder='0'></iframe></div>
<br />
<br />
<span style="color: purple; font-family: Georgia, Times New Roman, serif;"><b>Achei deveras muito interessante e muito abrangente... para além de ser elaborado de uma forma fantástica!!</b></span>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/13823753638855251263noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-527011989497800034.post-14431209675664683422013-05-09T13:21:00.001-07:002013-05-09T13:24:59.148-07:00<br />
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="line-height: 115%;"><span style="color: #741b47; font-size: large;"><b>Principio Multimédia</b></span><span style="font-size: 16pt;"><o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
O impacto multimédia na aprendizagem, no ensino, quer seja online ou
face-a-face, depende de alguns princípios que têm implicações na qualidade do
projeto online e consequentemente na qualidade da instrução/aprendizagem.</div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
Mayer (2001, p.184) propõe sete princípios:</div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpFirst" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; mso-add-space: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; text-align: justify; text-indent: -18.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: blue;"><b>1.Princípio Multimédia:</b></span> a aprendizagem dos alunos
é melhor quando palavras e gráficos são apresentados em conjunto em vez de
isolados;</div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; mso-add-space: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; text-align: justify; text-indent: -18.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: blue;"><b>2.<span style="font-size: 7pt;"> </span><!--[endif]-->Princípio
de contiguidade espacial:</b> </span>a aprendizagem dos alunos é melhor quando palavras e
imagens correspondentes são apresentadas no mesmo ecrã/página lado a lado.</div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; mso-add-space: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; text-align: justify; text-indent: -18.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><b><span style="color: blue;">3.Princípio
da contiguidade temporal:</span></b> a aprendizagem dos alunos é melhor quando imagens e
palavras são apresentadas ao mesmo tempo em vez de sucessivamente;</div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; mso-add-space: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; text-align: justify; text-indent: -18.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: blue;"><b>4.Princípio
da coerência:</b></span> a aprendizagem dos alunos é melhor quando palavras, imagens e
sons estranhos são excluídos em vez de incluídos;</div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; mso-add-space: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; text-align: justify; text-indent: -18.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: blue;"><b>5.Princípio da modalidade:</b></span> a aprendizagem dos
alunos é melhor quando há em simultâneo animação e narração em vez de animação
e texto no ecrã;</div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; mso-add-space: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; text-align: justify; text-indent: -18.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: blue;"><b>6</b>.</span><b><span style="color: blue;">Principio
da redundância:</span></b> a aprendizagem dos alunos é melhor quando há animação e
narração combinadas em vez de animação, geração e texto no ecrã;</div>
<div class="MsoListParagraphCxSpLast" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; mso-add-space: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; text-align: justify; text-indent: -18.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: blue;"><b>7.</b></span><b><span style="color: blue;"><span style="font-size: 7pt;"> </span><!--[endif]-->Principio das diferenças individuais:</span></b> o impacto
dos desenhos é mais forte em alunos com baixos conhecimentos do que em alunos
com mais conhecimentos.</div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 18.0pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 18.0pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
<span style="color: #351c75;"><b>Ou seja: </b></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 18.0pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
As tecnologias,
enquanto canais por onde fluem os símbolos, diferem nas respostas que evocam e
nos conhecimentos que chegam a cada aluno: em papel, no monitor, no
retroprojetor, no ecrã da tv (filme parado ou em movimento), no pda ou
smartphone.</div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 18.0pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
Apesar de
diferentes, o ensino online e a aprendizagem multimédia têm em comum a
capacidade de, em tempo útil, promover o contato entre alunos,
professores/tutores, conteúdos e sues pares (More, 1989) reduzindo efetivamente
a distância transacional (Chen & Willits, 1998.</div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 18.0pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 18.0pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="background: white; line-height: 11.5pt; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<b><span style="color: #333333; mso-bidi-font-family: Arial; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT;">Bibliografia:</span></b><span style="color: #333333; mso-bidi-font-family: Arial; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="background: white; line-height: 11.5pt; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="color: #333333; mso-bidi-font-family: Arial; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT;">Fahy P. (2008) “As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva
Online”.<o:p></o:p></span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/13823753638855251263noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-527011989497800034.post-90484082035191286022013-05-09T13:13:00.002-07:002013-05-09T13:13:54.691-07:00<br />
<h2>
<b>Os média na formação á distância</b></h2>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Analisando a relação dos média com a aprendizagem e o seu impacto na percepção de isolamento dos alunos (distancia transacional vs comunidade),não
pode ser descurado o papel do ensino no que concerne as necessidades
individuais da aprendizagem. </span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Há pois que dar importância, quer aos objetos do
grupo, quer às prioridades individuais.</span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Comunidades de aprendizagem são construídas tornando-se processo, não
apenas um lugar (Cannel, 1999). Nelas a interação é estruturada e sistemática
utilizando meios de comunicação construindo uma aprendizagem de qualidade. Os
média permitem, não só um aprendizagem individualizada, reduzindo a distância
transacional, mas promovem o desenvolvimento e evolução dessas mesmas
comunidades. A distância transacional é assim sentida de modo diferente pelos
estudantes online que interagem de formas diferentes com com professor.</span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Importante é também dizer que nem toda a interação é útil = deve ser
ajustada às necessidades e preferências pessoais (Whalter, 1996; Wilists &
Chen, 1998). Responder à necessidades e preferências individuais requer
conhecimentos especializados – a passividade do aluno tradicional é agora alterada
para uma postura autónoma, atenta e em controlo do aluno (Vrasidas &
Mclsaac, 1999).</span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">O sucesso da comunicação online e dos seus participantes depende do
uso eficaz dos recursos tecnológicos disponíveis, bom como da orientação do
professor-moderador capaz e qualificado. O aluno tem de ter em conta as suas
próprias necessidades, promovendo uma aprendizagem cooperativa, colaborativa,
autónoma e ativa (Olivier & McLoughlin, 1998).</span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Fundamental, é ter em conta que, todos os alunos são diferentes quer
no grau de capacidade, quer no grau de autonomia, que de autossuficiência, etc
e este processo não deve, de todo, ser solitário. Aqui a função do
professor-moderador é fundamental, deve fornecer a qualidade e quantidade
necessárias à estrutura e dialogo online, propiciando uma “compreensão
significativa” pela interação e colaboração (Garrison & Cleveland-Innes,
2005).</span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Em jeito de conclusão, o uso que o aluno faz dos meios de comunicação
é mais importante do que aquilo que o professor faz. No caso dos alunos online
são fundamentais os meios adequados, projetos adequados apoiados por
professores competentes nestes meios (Mandell & Herman, 1996; Ragan, 1999;
Conrad, 2005).</span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="background: white; line-height: 11.5pt; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b><span style="color: #333333; mso-bidi-font-family: Arial; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT;">Bibliografia:</span></b><span style="color: #333333; mso-bidi-font-family: Arial; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT;"><o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="background: white; line-height: 11.5pt; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<span style="color: #333333; mso-bidi-font-family: Arial; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Fahy P. (2008) “As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva
Online”.<o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify;">
<br /></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/13823753638855251263noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-527011989497800034.post-81077947382206659052013-05-06T11:59:00.001-07:002013-05-06T15:03:09.086-07:00<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/15878586" width="427" height="356" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen> </iframe> <div style="margin-bottom:5px"> <strong> <a href="http://www.slideshare.net/IsabelAguiar1/o-uso-das-redes-sociais-blogs-e-tablets-na-educao" title="O uso das redes sociais, blogs e tablets na educação." target="_blank">O uso das redes sociais, blogs e tablets na educação.</a> </strong> from <strong><a href="http://www.slideshare.net/IsabelAguiar1" target="_blank">Isabel Aguiar</a></strong> </div>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/13823753638855251263noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-527011989497800034.post-83956786126108788802013-05-06T11:16:00.004-07:002013-05-06T14:10:17.844-07:00Palestra sobre Blogues na Educação<br />
<br />
<div style="background: white; line-height: 15.0pt; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm; vertical-align: baseline;">
<b><span style="font-size: 10.0pt;"><a href="http://sergioflima.pro.br/wiki/pmwiki.php?n=Sitio.Eu"><strong style="font-style: inherit; outline: 0px;"><span style="border: none windowtext 1.0pt; color: windowtext; font-weight: normal; mso-bidi-font-weight: bold; mso-border-alt: none windowtext 0cm; padding: 0cm; text-decoration: none; text-underline: none;">Sérgio F. Lima</span></strong></a></span></b><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt;"> </span></span><span style="font-size: 10.0pt;">é<span class="apple-converted-space"> </span><a href="http://aprendendofisica.net/rede" style="font-style: inherit; outline: 0px;"><span style="border: none windowtext 1.0pt; color: windowtext; mso-border-alt: none windowtext 0cm; padding: 0cm; text-decoration: none; text-underline: none;">Professor de Física</span></a><span class="apple-converted-space">,</span> <a href="http://www.cp2.g12.br/"><span style="border: none windowtext 1.0pt; color: windowtext; mso-border-alt: none windowtext 0cm; padding: 0cm; text-decoration: none; text-underline: none;">Colégio Pedro II</span></a>, <o:p></o:p></span></div>
<div style="background-color: white; margin: 0cm 0cm 0.0001pt; outline: 0px; vertical-align: baseline;">
<span style="font-size: x-small;"><span style="line-height: 15pt;">Tem desenvolvido o seu trabalho registando
e </span><span style="line-height: 20px;">reflectindo</span><span style="line-height: 15pt;"> sobre práticas dos docentes, de quem está dentro da sala de aula real,
assim como promover <a href="http://emrede.blog.br/tics" title="Assessoria de TICs em Educação"></a>junto dos professores (</span></span><strong style="font-size: 10pt; font-style: inherit; line-height: 15pt; outline: 0px;"><span style="border: none windowtext 1.0pt; font-weight: normal; mso-bidi-font-weight: bold; mso-border-alt: none windowtext 0cm; padding: 0cm;">e Instituições Educacionais</span></strong><span style="font-size: x-small;"><span style="line-height: 15pt;">)a incorporação, o uso </span></span><b style="font-size: 10pt; line-height: 15pt;">das<span class="apple-converted-space"> </span></b><strong style="font-size: 10pt; font-style: inherit; line-height: 15pt; outline: 0px;"><span style="border: none windowtext 1.0pt; font-weight: normal; mso-bidi-font-weight: bold; mso-border-alt: none windowtext 0cm; padding: 0cm;">TICs</span></strong><span class="apple-converted-space" style="font-size: 10pt; line-height: 15pt;"> </span><span style="font-size: x-small;"><span style="line-height: 15pt;">em suas práticas pedagógicas quotidianas,
sempre na </span><span style="line-height: 20px;">perspectiva</span><span style="line-height: 15pt;"> de reinventarmos a escola</span></span><span style="font-size: x-small;"><span style="line-height: 15pt;"> dos nossos dias.</span></span><br />
<span style="font-size: x-small;"><span style="line-height: 15pt;"><a href="http://youtu.be/j2BGqMtdsp0" target="_blank">http://youtu.be/j2BGqMtdsp0</a><o:p></o:p></span></span></div>
<br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.youtube.com/embed/j2BGqMtdsp0?feature=player_embedded' frameborder='0'></iframe></div>
<br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/13823753638855251263noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-527011989497800034.post-87294194158959786562013-05-06T10:41:00.006-07:002013-05-06T14:06:18.457-07:00<span style="font-family: Times, Times New Roman, serif;"><a href="http://youtu.be/bJGlhrJHjW4" target="_blank">A Importância do Blog na Educação</a></span><br />
<br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.youtube.com/embed/bJGlhrJHjW4?feature=player_embedded' frameborder='0'></iframe></div>
<br />
<br />
<br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/13823753638855251263noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-527011989497800034.post-11723615342235783922013-05-02T15:00:00.003-07:002013-05-06T14:11:59.160-07:00"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." EsopoAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/13823753638855251263noreply@blogger.com0