quinta-feira, 9 de maio de 2013


Os média na formação á distância


Analisando a relação dos média com a aprendizagem e o seu impacto na percepção de isolamento dos alunos (distancia transacional vs comunidade),não pode ser descurado o papel do ensino no que concerne as necessidades individuais da aprendizagem. 
Há pois que dar importância, quer aos objetos do grupo, quer às prioridades individuais.

Comunidades de aprendizagem são construídas tornando-se processo, não apenas um lugar (Cannel, 1999). Nelas a interação é estruturada e sistemática utilizando meios de comunicação construindo uma aprendizagem de qualidade. Os média permitem, não só um aprendizagem individualizada, reduzindo a distância transacional, mas promovem o desenvolvimento e evolução dessas mesmas comunidades. A distância transacional é assim sentida de modo diferente pelos estudantes online que interagem de formas diferentes com com professor.

Importante é também dizer que nem toda a interação é útil = deve ser ajustada às necessidades e preferências pessoais (Whalter, 1996; Wilists & Chen, 1998). Responder à necessidades e preferências individuais requer conhecimentos especializados – a passividade do aluno tradicional é agora alterada para uma postura autónoma, atenta e em controlo do aluno (Vrasidas & Mclsaac, 1999).

O sucesso da comunicação online e dos seus participantes depende do uso eficaz dos recursos tecnológicos disponíveis, bom como da orientação do professor-moderador capaz e qualificado. O aluno tem de ter em conta as suas próprias necessidades, promovendo uma aprendizagem cooperativa, colaborativa, autónoma e ativa (Olivier & McLoughlin, 1998).
Fundamental, é ter em conta que, todos os alunos são diferentes quer no grau de capacidade, quer no grau de autonomia, que de autossuficiência, etc e este processo não deve, de todo, ser solitário. Aqui a função do professor-moderador é fundamental, deve fornecer a qualidade e quantidade necessárias à estrutura e dialogo online, propiciando uma “compreensão significativa” pela interação e colaboração (Garrison & Cleveland-Innes, 2005).

Em jeito de conclusão, o uso que o aluno faz dos meios de comunicação é mais importante do que aquilo que o professor faz. No caso dos alunos online são fundamentais os meios adequados, projetos adequados apoiados por professores competentes nestes meios (Mandell & Herman, 1996; Ragan, 1999; Conrad, 2005).


Bibliografia:
Fahy P. (2008) “As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online”.


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