Os média na formação á distância
Analisando a relação dos média com a aprendizagem e o seu impacto na percepção de isolamento dos alunos (distancia transacional vs comunidade),não
pode ser descurado o papel do ensino no que concerne as necessidades
individuais da aprendizagem.
Há pois que dar importância, quer aos objetos do
grupo, quer às prioridades individuais.
Comunidades de aprendizagem são construídas tornando-se processo, não
apenas um lugar (Cannel, 1999). Nelas a interação é estruturada e sistemática
utilizando meios de comunicação construindo uma aprendizagem de qualidade. Os
média permitem, não só um aprendizagem individualizada, reduzindo a distância
transacional, mas promovem o desenvolvimento e evolução dessas mesmas
comunidades. A distância transacional é assim sentida de modo diferente pelos
estudantes online que interagem de formas diferentes com com professor.
Importante é também dizer que nem toda a interação é útil = deve ser
ajustada às necessidades e preferências pessoais (Whalter, 1996; Wilists &
Chen, 1998). Responder à necessidades e preferências individuais requer
conhecimentos especializados – a passividade do aluno tradicional é agora alterada
para uma postura autónoma, atenta e em controlo do aluno (Vrasidas &
Mclsaac, 1999).
O sucesso da comunicação online e dos seus participantes depende do
uso eficaz dos recursos tecnológicos disponíveis, bom como da orientação do
professor-moderador capaz e qualificado. O aluno tem de ter em conta as suas
próprias necessidades, promovendo uma aprendizagem cooperativa, colaborativa,
autónoma e ativa (Olivier & McLoughlin, 1998).
Fundamental, é ter em conta que, todos os alunos são diferentes quer
no grau de capacidade, quer no grau de autonomia, que de autossuficiência, etc
e este processo não deve, de todo, ser solitário. Aqui a função do
professor-moderador é fundamental, deve fornecer a qualidade e quantidade
necessárias à estrutura e dialogo online, propiciando uma “compreensão
significativa” pela interação e colaboração (Garrison & Cleveland-Innes,
2005).
Em jeito de conclusão, o uso que o aluno faz dos meios de comunicação
é mais importante do que aquilo que o professor faz. No caso dos alunos online
são fundamentais os meios adequados, projetos adequados apoiados por
professores competentes nestes meios (Mandell & Herman, 1996; Ragan, 1999;
Conrad, 2005).
Bibliografia:
Fahy P. (2008) “As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva
Online”.
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