Principio Multimédia
O impacto multimédia na aprendizagem, no ensino, quer seja online ou
face-a-face, depende de alguns princípios que têm implicações na qualidade do
projeto online e consequentemente na qualidade da instrução/aprendizagem.
Mayer (2001, p.184) propõe sete princípios:
1.Princípio Multimédia: a aprendizagem dos alunos
é melhor quando palavras e gráficos são apresentados em conjunto em vez de
isolados;
2. Princípio
de contiguidade espacial: a aprendizagem dos alunos é melhor quando palavras e
imagens correspondentes são apresentadas no mesmo ecrã/página lado a lado.
3.Princípio
da contiguidade temporal: a aprendizagem dos alunos é melhor quando imagens e
palavras são apresentadas ao mesmo tempo em vez de sucessivamente;
4.Princípio
da coerência: a aprendizagem dos alunos é melhor quando palavras, imagens e
sons estranhos são excluídos em vez de incluídos;
5.Princípio da modalidade: a aprendizagem dos
alunos é melhor quando há em simultâneo animação e narração em vez de animação
e texto no ecrã;
6.Principio
da redundância: a aprendizagem dos alunos é melhor quando há animação e
narração combinadas em vez de animação, geração e texto no ecrã;
7. Principio das diferenças individuais: o impacto
dos desenhos é mais forte em alunos com baixos conhecimentos do que em alunos
com mais conhecimentos.
Ou seja:
As tecnologias,
enquanto canais por onde fluem os símbolos, diferem nas respostas que evocam e
nos conhecimentos que chegam a cada aluno: em papel, no monitor, no
retroprojetor, no ecrã da tv (filme parado ou em movimento), no pda ou
smartphone.
Apesar de
diferentes, o ensino online e a aprendizagem multimédia têm em comum a
capacidade de, em tempo útil, promover o contato entre alunos,
professores/tutores, conteúdos e sues pares (More, 1989) reduzindo efetivamente
a distância transacional (Chen & Willits, 1998.
Bibliografia:
Fahy P. (2008) “As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva
Online”.
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