quinta-feira, 9 de maio de 2013


Principio Multimédia

O impacto multimédia na aprendizagem, no ensino, quer seja online ou face-a-face, depende de alguns princípios que têm implicações na qualidade do projeto online e consequentemente na qualidade da instrução/aprendizagem.

Mayer (2001, p.184) propõe sete princípios:

1.Princípio Multimédia: a aprendizagem dos alunos é melhor quando palavras e gráficos são apresentados em conjunto em vez de isolados;
2. Princípio de contiguidade espacial: a aprendizagem dos alunos é melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas no mesmo ecrã/página lado a lado.
3.Princípio da contiguidade temporal: a aprendizagem dos alunos é melhor quando imagens e palavras são apresentadas ao mesmo tempo em vez de sucessivamente;
4.Princípio da coerência: a aprendizagem dos alunos é melhor quando palavras, imagens e sons estranhos são excluídos em vez de incluídos;
5.Princípio da modalidade: a aprendizagem dos alunos é melhor quando há em simultâneo animação e narração em vez de animação e texto no ecrã;
6.Principio da redundância: a aprendizagem dos alunos é melhor quando há animação e narração combinadas em vez de animação, geração e texto no ecrã;
7. Principio das diferenças individuais: o impacto dos desenhos é mais forte em alunos com baixos conhecimentos do que em alunos com mais conhecimentos.

Ou seja:
As tecnologias, enquanto canais por onde fluem os símbolos, diferem nas respostas que evocam e nos conhecimentos que chegam a cada aluno: em papel, no monitor, no retroprojetor, no ecrã da tv (filme parado ou em movimento), no pda ou smartphone.
Apesar de diferentes, o ensino online e a aprendizagem multimédia têm em comum a capacidade de, em tempo útil, promover o contato entre alunos, professores/tutores, conteúdos e sues pares (More, 1989) reduzindo efetivamente a distância transacional (Chen & Willits, 1998.


Bibliografia:
Fahy P. (2008) “As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online”.

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