sábado, 18 de maio de 2013


Pensar e repensar a aprendizagem em plataformas digitais

Muito se tem dito e escrito sobre os novos paradigmas da aprendizagem e muito mais recentemente sobre a aprendizagem em plataformas digitais.
Autores como Oliveira, Ivanova, Mota,  Bouchard, Knowles entre outros, elaboraram e elaboram, reflexões, estudos, teorias que nos fazer refletir e na maior partes das vezes repensar o nosso ponto de vista no que concerne a esta temática.
O Mundo e que vivemos não é o mesmo, as mudanças não são agora de década em década, mas quase que de dia a dia. Novas formas de ensinar e de aprender são agora uma realidade. Mais importante, em minha opinião, é o fato de aprender não é agora só em determinada fase da nossa vida, mas sempre e ao longo dela. As motivações podem ser varias, ou por gosto, ou por necessidade profissional, etc, mas a realidade é que o conceito de Aprendizagem ao Longo da Vida veio para ficar e evoluir.
Mas como os adultos o vão fazer? Quando? Como? Onde?Recorrendo a que meios? Sozinhos ou em grupo?
Como uma das possíveis respostas surge-nos assim o e:learnig, as plataformas digitais de aprendizagem. Mas serão todos os adultos capazes de aprender com sucesso, de forma mobilizada e consistente nesta nova metodologia?
Conceitos como:
PLE – personal learnig environment – Ambiente pessoal de aprendizagem
PLN – Personal learnisg networK – Rede pessoal de aprendizagem
SDL – Self directed learning – Aprendizagem auto dirigida
      fazem agora parte deste mundo da aprendizagem em plataformas digitais.
A tecnologia e os meios materiais são importantes, mas também têm vindo a ser mais destacados os aspetos da componente humana: promoção de autonomia e controlo, processos de aprendizagem individuais e coletivos de aprendizagem em contextos e momentos diversificados, a assincronia  desta metodologia, trabalho colaborativo, plasticidade das abordagens pedagógicas, fazem- nos pensar e repensar a aprendizagem em plataformas digitais e se se adequam a todos.
Investigar e compreender os fatores que influenciam atitudes, intenções e comportamentos, características psicológicas e sociais dos sujeitos parece-me o caminho para o contínuo sucesso destas aprendizagens que e em minha opinião serão a resposta para muitos indivíduos que pretendem usufruir de uma aprendizagem ativa, efetiva, adaptada a desafios e exigências das sociedades atuais e futuras, mas sem ser numa carteira, numa sala de aula convencional.

Comentário ao Capitulo VI - Personal learning environments: um pretexto para (re)pensar a aprendizagem em plataformas digitais do livro:
Monteiro, A.;Moreira, A.J.Almeida, A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal

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